quinta-feira, 17 de maio de 2012

Descartes: o corpo-máquina


A filosofia de René Descartes (1596-1650) contribuiu para a nova concepção de corpo. Para ele, o ser humano é constituído por duas substâncias distintas:
      ·     A substância pensante (em latim res congitans, “coisa que pensa”), de natureza espiritual: o pensamento;
      ·         A substância extensa (res extensa), de natureza material: o corpo.
Eis aí o dualismo psicofísico cartesiano. Esse posicionamento, embora pareça como o dualismo platônico, apresenta diferenças, porque Descartes concebe um corpo-objeto associado à ideia mecanicista do ser humano – máquina. Ou seja, para o filósofo, o nosso corpo age como maquina e funciona de acordo com as leis universais.
Descartes explica, porém, que, apesar de diferentes, o corpo e alma são substâncias que se relacionam, porque a alma necessita do corpo: é pela imaginação que o corpo fornece à alma os elementos sensíveis do mundo e pelo qual podemos experimentar sentimentos e apetites. Mas cabe à alma submeter à vontade da razão, controlar as paixões que prejudicam a atividade intelectual e provocam tristezas, bem como cultivar aquelas que nos dão alegria. Em As paixões da alma, Descartes afirma que podemos conhecer a força ou a fraqueza da alma pelos combates em que a vontade consegue vencer mais facilmente as paixões.
Como vemos, a concepção cartesiana sobre a relação corpo e alma alia-se à necessidade de um comportamento moral livre que, por meio da pratica da virtude e da sabedoria, permita ao ser humano controlar paixões. Seria isso a felicidade? É assim que Descartes escreve em uma carta dirigida à princesa Elisabeth da Boêmia, em 1645:
A maior felicidade do homem depende desse reto uso da razão e, por conseguinte, que o estudo que serve para adquiri-lo é a mais útil ocupação que se possa ter, como é, sem dúvida, a mais agradável e a mais doce.

6 comentários:

  1. ele era de fato um grande pensadoor filosofico por si nao é atoa que ele sempre tinha influenci aquando surgirio que o corpo maquina era de fato mmmuito importante

    ResponderExcluir
  2. Assisti várias aulas e não consegui compreender, só lendo sua dissertação, agradecida!

    ResponderExcluir
  3. Nossa!este filosofo e de fato mui criativo em seus pensamentos.Me ajudou bastante

    ResponderExcluir
  4. Mano, tem vários comentários acima com erros de português que meu Deus, dignos de voltarem para a quinta série escolar. Tentam falar como apreciadores desse intelectual mas nem escrever sabem.

    ResponderExcluir