terça-feira, 3 de julho de 2012

O que é lógica?


A lógica faz parte do nosso cotidiano. Na família, no trabalho, no lazer, nos encontros entre amigos, na política, sempre nos dispomos a conversar com as pessoas usamos argumentos para expor e defender nossos pontos de vista. Os pais discutem com seus filhos adolescentes sobre o que podem ou não fazer, e estes rebatem com outros argumentos.
Se assim é, tanto melhor que saibamos o que sustenta nossos raciocínios, o que os torna válidos e em que casos são incorretos. O estudo da lógica seve para organizar as ideias de modo mais rigoroso, para que não enganemos em nossas conclusões.
Vamos aqui examinar como surgiu à lógica na Antiguidade grega.
Embora os sofistas e também Platão tenham se ocupando com questões lógicas, nenhum deles o fez com a amplitude e o rigor alcançados por Aristóteles (séc. IV a.C). O próprio filosofo, porém, não denominou seu estudo de lógica, palavra que só apareceu mais tarde, talvez no século seguinte, com os estoicos.
A obra de Aristóteles dedicada á lógica chama-se Analíticos e, como o próprio nome diz, trata da análise do pensamento nas suas partes integrantes. Essa e outras obras sobre lógica foram reunidas com o título de Organon, que significa “instrumento” e, no caso, instrumento para se proceder corretamente no pensar.
Vejamos o que significa a lógica, como instrumento do pensar.
      ·         O estudo dos métodos e princípios da argumentação;
      ·         A investigação das condições em que a conclusão de um argumento se segue necessariamente de enunciados iniciais, chamados premissas;
      ·         O estudo que estabelece as regras da forma correta das operações do pensamento e identifica as argumentações não validas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário